Como Escrever Notificações Push Persuasivas

Dicas Push Notifications

Como Escrever Notificações Push Persuasivas

A limitação de caracteres para determinado canal de comunicação é um obstáculo que todo o profissional de marketing já defrontou e, nas notificações push, essa é uma capacidade que tem que ser bem trabalhada. Neste post você vai conseguir entender como persuadir cliques em tão pouco espaço.

Nas notificações push você precisa de um título e uma pequena descrição. Estes dois campos irão decidir o quão eficaz será a sua notificação. Diferentes plataformas têm diferentes limites de caracteres no entanto, todas têm limites entre os 40 e os 120 caracteres. Escrever conteúdo fica bem mais complicado com essa limitação pois você tem que entregar o máximo valor possível para convencer seu usuário a clicar.

1. Seja claro sobre o que está oferecendo

Notificações push

 

Quanto mais claro você for na sua informação, maior a probabilidade de conseguir o clique do seu usuário. Coloque-se na posição do seu cliente e tente entender o que faria você clicar numa push.

No exemplo da imagem acima podemos identificar que a push do lado direito é bem mais clara pois dá mais informações sobre o que o usuário vai ter ao clicar na push. No exemplo do lado esquerdo, a informação é mais vaga e não entra tanto em detalhe.

Utilize as notificações push de forma clara. Você sabe como era chato quando sua mãe chamava seu nome, você perguntava o que ela queria e ela não respondia mais até você levantar e ir ao encontro dela…

Você tem um pequeno título e uma pequena descrição para convencer seus usuários a quererem saber mais sobre o que você está oferecendo. Certifique que está colocando sua proposta de valor na sua push.

2. Indique seu usuário o que você quer que ele faça

 

Notificações Push

Conclua suas push com uma CTA. Dependendo do que você está oferecendo, incentive seu usuário a concluir o seu objetivo.

O CTA é bem importante para qualquer estratégia de marketing digital, seja qual for seu negócio. Ele é relevante para ajudar seus usuários a converter e a entender o que estão adquirindo naquele momento. Seja um download, finalizar uma compra ou simplesmente assinar uma newsletter.

Assim como indicamos no ponto anterior, os CTA’s também devem ser objetivos, claros e cumprir exatamente o que estão sugerindo. É bem desagradável ser aliciado por uma coisa e chegar na página em que clicamos e a oferta não corresponder exatamente com o que esperávamos.

Uma dica muito importante: a palavra “Agora” tem muita força nos CTAs pois dão a sensação de conseguir adquirir algo no imediato.

A Rock Content fez um artigo bem completo sobre este tema que sugere várias CTAs para diversas ocasiões.

3. Crie curiosidade nas suas notificações push

Notificações Push

Envie notificações que criem curiosidade ao seu leitor.

Muitos usuários do serviço de Push cometem o erro de tentar fazer um resumo do conteúdo dentro da push. O que você tem que entender é que você precisa de convencer o seu usuário a clicar na sua push.

Os melhores redatores tentam identificar o que tornará o usuário interessado na página por trás da notificação e cria a push com base nesse fator.

Na imagem acima você pode ver um exemplo simples. Quando você tenta resumir seu conteúdo, você não consegue condensar de modo a entregar o motivo pelo qual o usuário deve clicar na sua notificação push.

A melhor prática é procurar falar diretamente com o seu usuário e explicar o que ele vai encontrar depois de clicar.

4. Use Social Proof

Social Proof é um dos truques psicológicos mais eficazes para criar e aumentar o desejo por um produto.

Em notificações push, a prova social pode ser usada para aumentar a taxa de cliques. No exemplo acima podemos ver duas notificações push que retratam bem o uso do Social Proof.

A ideia é que se muita gente está usando, comprando ou fazendo uma determinada coisa, é porque essa mesma coisa vale a pena…

Sabe quando você vai jantar fora e acha 2 restaurantes um do lado do outro. Um completamente vazio e o outro cheio, o que você pensa?
Provavelmente que o vazio é ruim e o cheio vale a pena!

A mesma coisa acontece no mundo digital. Por isso encontre seu Social Proof e coloque ele em ação nas suas notificações push.


É isso galera! Espero que estas dicas tenham ajudado para conseguirem melhores resultados com Push Notifications!

 

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