O Que São Push Notifications e Porque Usar Em Seu Website

Tudo sobre Push Notifications

O Que São Push Notifications e Porque Usar Em Seu Website

As Push Notifications são uma tecnologia que surgiu nas apps dos smartphones. De certeza que você já recebeu em seu smartphone notificações dos aplicativos que você tem instalado.

Sabe quando você recebe um email e é notificado pelo smartphone? Ou então quando alguém identifica você num comentário? É isso aí! Vamos entrar em detalhes.

O Chrome habilitou essa tecnologia em março de 2015 e já é um recurso usado pelos maiores sites do mundo. Atualmente este recurso já é usado pelos maiores browsers, sendo os principais o Firefox e o Chrome.

Chrome Push Notifications

As notificações push podem ter diversas finalidades e os resultados pretendidos vão sempre depender do contexto do seu negócio. Vamos abordar essas vantagens um pouco mais à frente.

As Push Notifications se adaptam a todo o tipo de negócio, você pode encontrar algumas dicas em nosso blog, mas antes de tudo é importante entender o que constitui uma push.

Anatomia da Push Notification

Uma Push Notification num cenário básico é constituída por três elementos:

  • Icon – geralmente usada para comunicar a logomarca com as proporções de 128 x 128.
  • Título – aqui você deve comunicar o foco da mensagem. Lembre-se que neste pequeno espaço você deve conquistar o usuário para efetuar o clique.
    Recomendamos que se use cerca de 25 caracteres.
  • Corpo – o corpo é onde você pode inserir uma pequena descrição e da mensagem e aqui recomendamos cerca de 35 caracteres.

Push Notification anatomy

O Pushnews oferece ainda o recurso Super Push onde você pode enviar uma imagem de destaque associada à push. Estudos internos mostraram que a Super Push apresenta resultados 40% superiores comparando com a push normal sem a imagem de destaque. A imagem de destaque é opcional e o usuário só envia com imagem se quiser.

Como funcionam as Push Notifications?

O processo de trabalho com Push Notifications é bem simples e de forma bem resumida trata-se de dois momentos – a captura e o envio.

Apesar de serem apenas dois momentos, as otimizações possíveis são infindáveis e podem trazer resultados incríveis.

1. Captura

A captura de usuários para sua base push acontece quando entra em seu website e vê o widget de convite:

Push Notifications Optin

A partir deste momento, você passa a conseguir enviar notificações para ele, mesmo que não esteja presente em seu website.

Lembra de eu ter falado de otimizações? Aqui a coisa começa a ficar mais séria. No Pushnews, temos a oportunidade de trabalhar com centenas de clientes e observar as melhores práticas.

A mensagem que você coloca nesse convite pode ter um impacto grande na taxa de conversão! Se você precisa de dicas para entender diferentes estratégias, me fala no chat para trocarmos umas ideias, se for preciso marcamos uma call.

2. Envio

Quando você envia uma push, o seu usuário irá receber ela mesmo que não esteja online em seu website. Aqui o seu grande interesse será conseguir o clique dele sendo que a entrega e a visualização é garantida.

Send Push Notifications

Na imagem acima você pode ver um exemplo de super push. Vários fatores podem afetar os resultados das suas push:

  1. Copy – É extremamente importante que você consiga cativar sua audiência através do copy. Aqui no Pushnews já vimos milagres acontecerem com otimizações de copy, se você quiser saber um pouco mais, nós temos um artigo falando sobre esse tema.
  2. Frequência – Ninguém gosta de ser cutucado a toda a hora e você precisa descobrir qual o número limite de notificações que você pode enviar sem saturar a sua base. Com vários testes feitos ao longo dos tempo, eu tenho a estratégia perfeita para descobrir isto mas te conto noutra altura.
  3. Horário – O Pushnews disponibiliza os melhores horários para envio com base em todas as push enviadas nos últimos 30 dias de todos os nossos clientes. É importante que você entenda que o que funciona para um cliente, poderá não funcionar para você, assim sendo você terá de testar e analisar diferentes horários para descobrir em quais horários, seu público responde melhor.
  4. Relevância de conteúdo – Este é um dos mais importantes fatores e ao mesmo tempo o mais negligenciado. O Pushnews disponibiliza filtros e segmentações personalizadas. Desta forma você pode entregar notícias de esporte, apenas para quem mostrou interesse nesse tema. Ou então se você é uma loja, você pode enviar notificações com roupa feminina, apenas para mulheres.
    Se você enviar notificações com foco para um determinado segmento mas para toda sua base, muito provavelmente haverá pessoas que não gostarão pois não querem receber esse tipo de conteúdo.

Vantagens de usar Push Notifications em seu negócio

Gerar tráfego

O tráfego é uma das maiores vantagens das push notifications, no entanto você já precisa ter algum tráfego para conseguir usufruir desta vantagem.

Mas porque eu preciso de já ter algum tráfego? Como falei anteriormente, para você capturar inscritos para sua base, eles precisam visitar seu site para terem acesso ao seu convite. Ou seja, você não estará trazendo tráfego novo, você estará garantindo que eles regressam.

Muito provavelmente você tem visitantes que entram em seu website e nunca mais voltam pois simplesmente esquecem de você. Isso não acontece porque seu conteúdo é mau mas simplesmente porque com tanta informação e com tantos websites visitados diariamente, você é apenas mais um. As Push Notifications permitem que você não seja apenas mais um e seja o que se mantém próximo dos seus visitantes.

Se ele entrou em seu website é porque houve algum conteúdo que interessou, por isso provavelmente haverá mais conteúdo de interesse que você pode comunicar através de push. Eu não quero colocar suas expectativas demasiado altas pois cada cenário é diferente, mas eu posso te dizer que temos clientes conseguindo mais de 2000 cliques por push!

Push Notifications estatisticas

Por questões de privacidade, tive que esconder a logomarca deste cliente, no entanto você pode observar os excelentes resultados que ele consegue obter com as Push Notifications.

Engajamento

Com Push Notifications, você pode engajar com seu público a qualquer momento, diretamente no dispositivo do dele. Se ele estiver na rua, envie para o celular… Se ele estiver no trabalho, envie para o computador, você decide.

O engajamento é bastante alto e a interação é maior que qualquer outro canal. A taxa de clique média das push são 12%, no entanto este número varia muito consoante o seu nicho.

A oportunidade de criar uma comunicação contextual é única e isso permite que seu público sinta a sua presença personalizada e que não se trata apenas de envios comerciais.


Exemplos de negócios que podem usar as Push Notifications

Agências de viagem

As agências de viagem podem tirar grande proveito das push notifications para vender ofertas, descontos, comunicar novidades e muito mais. A questão aqui é o ROI (Return On Investment) que se pode conseguir através das push sendo que você pode comunicar em massa e gerar interesse instantâneo.

Temos um guia de uso de push notifications para agências de viagem onde você pode tirar bastantes ideias e saber com mais detalhes casos de uso para o seu mercado.

Blogs

Os blogs são sem dúvida um dos mercados que mais procuram este tipo de serviço. Isto acontece porque um blog vive de tráfego e audiência e como eu falei lá em cima, o tráfego e o engajamento são as maiores vantagens das push notifications. Aliás, a imagem com aquelas estatísticas foram de um blog cliente nosso.

Temos também um guia prático de push para bloggers onde você pode ver diferentes formas de usar no seu blog e também saber que tipo de resultados você pode esperar.

osegredo

Se você quiser seguir alguns blogs clientes do Pushnews aqui tem uma pequena lista: 360 Meridianos, O Segredo, Mulher Magnética.

e-Commerces

É verdade… As lojas online também podem ganhar muito com push e uma grande fatia dos nossos clientes são e-commerce!

Com as push notifications você pode comunicar novidades, promoções, descontos, tudo em tempo real! A melhor parte é que o engajamento acontece em tempo real também!

Se você quer saber com mais detalhes como você pode conseguir resultados, leia nosso guia prático de push notifications para e-commerce!

Se quiser ver como nossos clientes e-commerce estão usando o Pushnews, dá uma olhada aqui: New Nutritions, Schumann, Chapeu e Estilo.

Agências de Marketing

As agências e empresas que trabalham com marketing são empresas que têm grande potencial no uso de push notifications. Num estudo recente, verificou-se que este segmento consegue enviar até 5 push por dia sem ver qualquer quebra na taxa de clique. Isto é muito bom pois por norma, grande parte das empresas vêm suas taxas de clique caírem na medida que aumentam a frequência de envio de push por dia.

RockcontentAtualmente, o Pushnews tem a maior referência do Brasil em Marketing de Conteúdo como cliente, estamos claramente falando da Rock Content.

Portais de Notícias

Os Portais de Notícias são os sites que vêm um retorno mais rápido. No entanto é importante salientar que nem todas as métricas são mensuráveis. E você pergunta, como é isso?

A verdade é que os sites de notícia têm tempos curtos de entrega de conteúdo pois se você entrega tarde de mais, os seus usuários podem já ter lido a notícia em outro portal concorrente – daqui surge a grande vantagem de você usar push notifications pois, você terá a oportunidade de levar as notícias até o dispositivo do seu leitor e não terá que esperar que ele venha até seu website.

Nem todas as métricas são mensuráveis. Muitas vezes, basta receber a push com sua logomarca para saber que você é a fonte daquela notícia – notoriedade. Isso é muito importante para você criar referência na mente do seu leitor.

Veja Logo

Se você quiser seguir alguns portais de notícias que trabalham com a gente, pode consultar estes aqui: R7, Exame, Veja.

Educação

A Educação é um mercado que está crescendo bastante na procura de serviços de Notificações Push. Prova disso é facto de as maiores entidades de ensino do Brasil já fazerem uso deste recurso.

A verdade é que este mercado é dos que apresenta melhores taxas de clique juntamente com os sites de concursos e emprego. É muito útil pois permite aos estabelecimentos de ensino de informarem em tempo real, todos seus estudantes de novidades, notícias, informações etc…

UNIP Push Notifications

Atualmente temos grandes clientes desta área, usando push notificaitons regularmente como é o caso da UNIP, Senac, UNISC.

Concursos/Emprego

Não é difícil adivinhar que este é um mercado muito fácil de obter resultados com o Push Notifications. O público deste segmento é um público que consegue receber valor em troca do cadastro, pois serão notificados de oportunidades para eles mesmos.

Atualmente temos muitos clientes também desta área. Se você quiser acompanhar o trabalho de alguns deles, eles são: Edital Concursos, RH Emprega, Alfa Concursos.


Comparativos

Antes de qualquer comparativo, é importante informar que as Push Notifications não substituem nenhuma ferramenta. Todas as ferramentas podem trabalhar em conjunto integrando uma estratégia de marketing digital.

Push Notifications vs Adwords

O AdWords é uma excelente ferramenta para aquisição de tráfego onde se pode conseguir resultados fenomenais. A questão é que se você pagou por esses cliques, você deveria conseguir ter eles numa base sua, certo?

A melhor forma de fazer isto é tendo as Push Notifications prontas para receber o visitante em seu site ou landing page. Ou seja, o usuário chegará ao seu site e receberá o convite para cadastrar na sua base de push. Uma vez que ele conclua o cadastro que pode ser feito com apenas um clique, você conseguirá engajar com ele quantas vezes quiser, quando quiser, mesmo que não esteja presente em seu website.

Tudo bem que você pode fazer remarketing através do Adwords mas, qual a taxa de clique que conseguirá lá? 3%? A taxa de clique média de push notification é de 12%!

Algumas informações úteis:
  • Em adwords você pagará sempre por clique.
  • Com Push Notifications você paga um valor mensal fixo, ou seja, quanto maior sua base, menor o seu custo por clique.
  • Adwords traz tráfego novo.
  • Push Notifications garante que esse tráfego retorna.
  • Adwords só consegue resultados se o usuário estiver navegando.
  • As Push Notifications podem ser entregues mesmo que o usuário não esteja navegando.

Push Notifications vs Email Marketing

As Push Notifications podem substituir o email? Não. A push notification tem um objetivo diferente do email, e o uso de um não substitui o do outro.

Os conteúdos compartilhado através destes dois canais são diferentes. Com a push você envia notificações com curtas mensagens encaminhando tráfego para uma página específica. Com o email você pode optar por uma comunicação mais completa.

Existe também uma grande diferença de resultados entre ambos sendo que as push notifications apresentam taxas de clique médias de 12% e o e-mail apresenta taxas médias de 3%.

Algumas informações úteis:
  • Para você conseguir um clique de um usuário em email, ele tem que entrar entrar no email, abrir o seu email e clicar.
  • Para você conseguir um clique em Push Notification, o usuário só precisa clicar na push.
  • A captura de email precisa que o usuário digite o email e clique em cadastrar.
  • Em Push Notifications, o usuário precisa apenas de clicar em cadastrar.
  • É muito fácil seu email cair na caixa de spam do usuário e ele nem ler.
  • As Push Notifications sobrepõem todas as janelas no desktop e vai diretamente para o centra de notificações e tela de bloqueio no mobile.

Push Notifications vs Mídias sociais

Não é novidade que as postagens nas redes sociais estão perdendo cada vez mais impacto e relevância. O alcance orgânico é muito menor e isto dificulta às marcas de passarem as mensagens às suas audiências.

As push notifications podem ser um excelente complemento da sua estratégia pois. Se você conseguir converter esses usuários em cadastros de push, você conseguirá impactar diretamente no dispositivo dele. Neste mesmo sentido, o Pushnews tem diferentes integrações com as redes sociais. Para potencializar os resultados (atenção: não enviamos notificações através do facebook)

Algumas informações úteis:
  • O alcance orgânico das redes sociais, hoje em dia, é quase nulo.
  • O alcance das push notifications é garantido a 100% da sua base.

E aí? O que achou deste artigo? Se quiser experimentar as Push Notifications em seu website você pode fazer o cadastro e terá 14 dias grátis para testar!

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