Como Aumentar As Visitas Do Seu Blog

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Como Aumentar As Visitas Do Seu Blog

Aumentar as visitas do seu blog não é tarefa difícil, tudo depende do investimento que você está disposto a fazer.

Quando digo investimento, não me refiro a investimento financeiro apesar de existirem ferramentas pagas que facilitam bastante o processo. O investimento que eu me refiro é de tempo e dedicação.

Antes de iniciar qualquer estratégia é importante que você esteja familiarizado com os conceitos.

Primeiro entenda as métricas base

As métricas base são as métricas principais do analytics, depois é possível cruzar dados e novas métricas para conseguir fazer análises mais elaboradas.

Você pode encontrar estas métricas dentro do seu Google Analytics:

Público > Visão geral

Vamos então entender um pouco dessas métricas.

Sessões

Nós podemos assumir que uma sessão é o equivalente a uma visita. Ou seja, um único usuário pode ter várias sessões.

Como as sessões são contabilizadas?

  1. Sessões iniciadas em períodos diferentes.
    Exemplo: O usuário entra em seu blog hoje e amanhã. Serão contabilizadas então duas sessões para o mesmo usuário.
  2. Sessões com períodos de inatividade.
    Exemplo: O usuário entra em seu blog e navega durante um período e de seguida fica inativo por 30 minutos. Quando ele regressa à atividade novamente, vai contabilizar como duas sessões para o mesmo usuário.

Ou seja, para aumentar as visitas do seu blog é importante que os usuários continuem iniciando novas sessões – que retornem ao seu blog.

Usuários

Quando falei das sessões, falei que uma sessão é o equivalente a uma visita. Um visitante que inicia uma sessão em seu website é um usuário. É aqui que você mede seus resultados de estratégias para aumentar tráfego do seu blog.

As métricas “Usuários” e “Usuários ativos” mostram quantos usuários navegaram pelo seu blog.

Para que o Google Analytics determine qual tráfego pertence aos usuários, cada hit enviado recebe um identificador exclusivo que é associado a cada usuário. Esse identificador é um cookie próprio que armazena um ID de cliente do Google Analytics.

Também é possível usar o recurso User ID juntamente com o ID de cliente para identificar com mais precisão os usuários em todos os dispositivos usados para acessar o seu blog.

No início de 2017, o Google Analytics atualizou as métricas de “Usuários” e “Usuários ativos” para contabilizar com maior fiabilidade os usuários, com alta precisão e baixa taxa de erro ( de acordo com a própria google, menos de 2%).

Visualizações de página

Visualizações de página (Pageviews) é uma métrica que permite você saber quantas páginas foram num determinado período de tempo.

O importante aqui é entender que só porque seu website tem 100 mil páginas visitadas, não quer dizer sejam 100 mil usuários. Ou seja, um usuário pode visitar 3 páginas diferentes em uma única sessão.

No Pushnews temos um recurso que se chama Push OnSite que trabalha esta métrica. Esse recurso permite você mostrar notificações dentro do seu website para todos os seus visitantes online mesmo que não se tenham cadastrado nas suas push, isto vai fazer com que ele pule para outras páginas do seu site gerando visualizações. Estudos que fizemos mostraram que os usuários que navegam em páginas com as Push OnSite têm em média mais 2 páginas visualizada do que os usuários que usuários que não navegam em páginas com este recurso. Bem legal…

Páginas/Sessão

Essa métrica é bem simples, basicamente é a média de páginas visitadas por cada sessão iniciada.

Se você tem 30.000 páginas visitadas e 15.000 sessões iniciadas num determinado espaço de tempo, você tem 2 páginas visitadas por sessão.
30.000/15.000=2

Porcentagem de novas sessões

Na porcentagem de novas sessões você pode entender melhor a distribuição do seu tráfego. É uma métrica muito importante para você entender se seus usuários estão regressando e também se está conseguindo atrair novos usuários.

Você tem que entender que para aumentar as visitas do seu blog é importante trabalhar tanto os usuários novos como os que retornam. De seguida vou te explicar a diferença destes usuários e como trabalhar os resultados com ambos.

Tipos de Usuários

Para aumentar as visitas do seu blog, é necessário entender como se categorizam os usuários. Imagine que você abriu uma loja, seu principal interesse é receber novos clientes e fidelizar os mesmo para que possam retornar. No seu blog tem que ser igual e daí termos 2 tipos de usuários – os novos e os recorrentes.

Os usuários novos são usuários que estão visitando seu blog pela primeira vez pois alguma coisa os atraiu para ver seu conteúdo.

Os usuários recorrentes são usuários que já entraram em seu blog antes e acharam seu conteúdo interessante e por isso estão voltando para saber suas novidades.

Mas como aumentar as visitas do seu blog?

Como aumentar o número de novos usuários

Para você aumentar o número de novos usuários existem diversos canais que ajudam nesse sentido. Alguns deles são

  • Mídia paga – Você pode comprar tráfego tanto em Facebook Ads como em Google Ads o retorno que você tem vai depender tanto do investimento como das otimizações. É muito importante você conhecer o seu público alvo para poder segmentar exatamente no público com as características da sua persona.
  • SEO – Aqui é importante dizer que esse deve ser o seu principal canal que você deve apostar pois o custo é apenas o seu tempo, ou seja, não necessita de investimento financeiro se você estiver disposto a aprender.
  • Troca de links – Este é um método que pode ajudar você em dois sentidos, tanto para SEO como para trazer tráfego do seu parceiro. É importante que você escolha bem com quem trocar links para que o público do seu parceiro veja valor no seu conteúdo.
  • Guest post – Fazer guest post é uma forma muito interessante de conseguir tráfego de outros sites. Ou seja, você pode identificar blogs do mesmo nicho que você e propor fazer um guest post para esse blog e no artigo você coloca vários links apontando para o seu blog e dessa forma você consegue trazer audiência desse blog para o seu. Bem legal né?

Como aumentar o número de usuários recorrentes

  • Remarketing – A forma mais comum para engajar com pessoas que já navegaram e engajaram com seu site, é através do remarketing. O remarketing é possível ser feito com diversas ferramentas. Sabe quando você visita uma página e depois começa vendo publicidade desse site em todo o lado? Isso é remarketing. Se você quiser aprender mais basta pesquisar no google que certamente terá conteúdos bem legais sobre o tema.
  • Push Notifications – As Push Notifications ou Notificações Push são um canal bem legal que te permite capturar os seus visitantes com apenas um clique. A partir desse momento você consegue enviar notificações para o celular ou desktop dele mesmo que ele não esteja presente no seu website. Bem legal. Existem pessoas gerando mais de 1 milhão de cliques por mês só através dessa ferramenta. Se você quiser testar gratuitamente basta clicar aqui.

QUER SABER OS RESULTADOS QUE AS PUSH NOTIFICATIONS PODEM TRAZER PARA VOCÊ?

 

  • Mídias Sociais – As mídias sociais são bem legais pois hoje em dia toda a gente navega nelas. Então nada melhor do que compartilhar suas novidades por lá.
  • Email Marketing – Se você já trabalha na captura de email você pode usar ferramentas de email marketing para divulgar suas novidades via esse canal. Caso você ainda não capture emails, você pode conhecer a ferramenta Push Mail do Pushnews. Ela permite você começar a dar os primeiros passos no email marketing.

E aí? Gostou?

Se você acha que eu me esqueci de alguma coisa, comenta aí para podermos trocar umas ideias.

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