Entenda a importância em analisar o comportamento do seu consumidor

Comportamento consumidor

Entenda a importância em analisar o comportamento do seu consumidor

Hoje em dia, independentemente da área ou do nicho de mercado que o seu e-commerce está inserido, existe uma grande concorrência que deve ser vencida para manter a lucratividade e o crescimento desse negócio. Diante de tantas estratégias, entender o comportamento do consumidor é uma que tem proporcionado bons ganhos.

Afinal, é fundamental conhecer as motivações, os desejos e os valores do público-alvo, de modo a elaborar campanhas de marketing mais eficientes que trarão o resultado esperado. Dessa forma, é possível otimizar todos os pontos de contato da empresa para oferecer a melhor experiência de compra que conseguirá atender as necessidades e os anseios dos clientes.

Diante tudo isso, neste artigo abordamos a importância de conhecer e como analisar as motivações do consumidor ao realizar uma compra. Confira!

Qual é a importância de conhecer o comportamento do consumidor de seu negócio?

Com o desenvolvimento e popularização da Internet ocorreram mudanças na forma que uma pessoa faz suas compras. Apesar de o cliente sempre ter pesquisado pelo menor preço, atualmente, com poucos cliques é possível descobrir em qual loja o produto desejado está mais acessível. Sendo assim, é fundamental para um e-commerce desenvolver diferenciais para conseguir vencer a sua concorrência.

Diante desse desafio, para alcançar o sucesso, toda empresa deve conhecer nos mínimos detalhes quem é o seu cliente, de modo a entender todos os motivos que levam essa pessoa a adquirir o produto que é oferecido. Assim, ao compreender as motivações de seu consumidor, é possível traçar estratégias mais certeiras que permitem conquistá-lo e fidelizá-lo à marca do negócio.

Como descobrir o comportamento do consumidor ao usar o seu site?

De forma semelhante a uma loja tradicional que deve ajustar a estrutura de seu estabelecimento para fornecer a melhor experiência aos seus clientes, um e-commerce precisa criar um site otimizado que facilite a navegação de seu usuário. Com isso, fica mais fácil encontrar o produto desejado, o que favorece a finalização das compras.

Existem diversas formas de descobrir o comportamento do público-alvo de seu e-commerce. Além das tradicionais pesquisas de mercado que, por meio de uma abordagem direta, conseguem descobrir as necessidades dos consumidores, é possível obter diversos dados de maneira indireta. Para isso, uma das formas mais eficientes é por meio das análises de dados digitais.

Por meio de ferramentas, como o Google Analytics, é possível descobrir, de forma gratuita, o comportamento do usuário no site do e-commerce. Além de perceber dados demográficos do público-alvo, por meio dos mapas de calor é possível otimizar a estrutura da página para facilitar a navegação.

Outra fonte de muita informação são as landing pages, que permitem criar um banco de dados com possíveis clientes. Dessa forma, ao analisar o perfil das pessoas que fazem parte dessa lista, é possível perceber quem é o consumidor padrão do e-commerce.

Por final, as redes sociais são um outro canal que oferece informações valiosas sobre a percepção do consumidor em relação à marca de uma loja virtual.

Quais análises deverão ser feitas para melhor conhecê-lo?

Para otimizar o site de um e-commerce, é preciso analisar alguns dados obtidos por ferramentas como o Google Analytics. Dessa forma, fica mais fácil traçar estratégias para aumentar o volume de vendas e melhorar o relacionamento da marca com os seus consumidores.

Para isso, as principais informações que devem ser levantadas, são:

  • a página de origem que o usuário acessa o site;
  • o dia e o horário que são atraídos mais visitantes;
  • os produtos mais acessados;
  • o número de compras realizadas;
  • o tempo de permanência no site.

A partir desse último dado, caso fique confirmado que o usuário teve um tempo de permanência elevado na página, é possível interpretar que existe um certo interesse no que é ofertado pela loja.

Como é possível perceber, entender o comportamento do consumidor é um grande diferencial para o e-commerce. Afinal, por meio dessas informações, é possível oferecer produtos que as pessoas realmente desejam, além de otimizar a experiência de navegação da loja virtual.

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