Como Aumentamos o Tráfego do Nosso Blog em Mais de 100%

SEO técnico

Como Aumentamos o Tráfego do Nosso Blog em Mais de 100%

Fazer blog se tornou numa actividade que muitas pessoas estão fazendo carreira em tempo integral e empresas explorando blogs como uma forma de atrair novos negócios mas você se deve estar perguntando… Como aumentar as visitas do blog?

Como a influência dos blogs tem aumentado, é natural que para conseguir destacar o blog da multidão se tornou mais competitivo. Os bloggers estão investindo grandes quantidades de tempo e dinheiro em conteúdo.

Existem muitas maneiras de fazer com que um blog tenha sucesso, mas há certamente mais formas de fazer gestão que você pode usar para melhorar a performance do seu blog especialmente quando uma enorme quantidade de blogueiros a ignoram.

Se você tem um blog que foi criado com base numa grande marca e que tem uma fantástica presença na mídia social, mas você não dedicou tempo ao SEO, este post é para você.

Este artigo se concentra em atividades técnicas de SEO, bem como produção de conteúdo para aumentar as visitas no seu blog de forma orgânica.

É importante referir que este blog já tinha uma boa presença, então eu queria compartilhar os pontos de partida um pouco mais detalhadamente antes de entrarmos na questão do que acelerou o processo de crescimento.

Links

Nosso site já tinha um bom perfil de links, com uma grande variedade de links em publicações fortes e de primeira linha.

Não vamos entrar em muitos detalhes sobre como fazer isso, pois isso garante seu próprio post mas uma das principais abordagens foi:

Guest posting: Escrever posts para outros blogs ou ser apresentado através de entrevistas. Isto é muito fácil para blogueiros com sites não comerciais e é uma maneira muito escalável de desenvolver bom perfil de links.

Taxa de cliques nos últimos 6 meses – Pushnews.com.br/blog

Conteúdo

O site tem estado ativo, por isso tem acumulado bastante conteúdo que foi bem escrito e foi editado e direccionado com SEO em mente.

Como resultado, estava bem classificado, trazendo tráfego para o site e aparentemente funcionando muito bem.

Se você está apenas começando sua jornada de blog, preencher o site com conteúdo de alta qualidade deve ser uma alta prioridade para você.

Então, como destaquei originalmente, o trabalho chave da nossa atividade que levou nosso site disparar em termos de visitas tem sido o SEO técnico.

Vamos analisar todos os elementos chave, por isso, se você tiver um blog numa situação semelhante ao descrito acima, poderá implementar essas ações para ajudar a aumentar o tráfego do seu blog também.

Problemas de indexação

Um problema comum para os blogs, especialmente aqueles que já existem há muito tempo, é ter muitos URLs indexados pelo Google que não são páginas genuínas e não oferecem valor para os usuários.

Alguns destes problemas são comuns em sites WordPress, como:

  • Páginas de categoria
  • Tag de páginas
  • Páginas do autor
  • Arquivar páginas

Mas também:

  • Urls de anexos
  • Páginas de parâmetro estranhas sendo rastreadas e indexadas

A gente rastreou o site e identificamos os padrões por trás dos principais “criminosos” nessa área e não os indexamos nem atualizamos no Search Console para impedir que o Google os rastreie.

Notificações Push

Conteúdo curto

O nosso blog tinha uma enorme quantidade de páginas com conteúdo extremamente curto, basicamente, páginas com uma pequena introdução relacionado com um tema que foram claramente criadas com o SEO em mente para focar em keywords de cauda longa.

No entanto, estas páginas eram de qualidade extremamente baixa e adicionavam muito pouco valor para um usuário que chegava até elas.

As vantagens desse tipo de páginas não é suficiente para justificar o tempo necessário para adicionar conteúdo ao blog. Por isso, a boa prática é removê-los ou não indexá-los.

Velocidade da página

No início, a velocidade da página do site era extremamente baixa devido a várias fontes de texto, imagens grandes, armazenamento em cache e vários outros problemas.

Usamos alguns plug-ins para ajudar a melhorar isso, recomendamos o WP Rocket.

Mapa XML

O site tinha vários sitemaps enviados no Search Console, muitos dos quais listavam URLs que não queríamos rastrear, muito menos indexados.

Retirámos essas URLs para que os mapas apresentassem apenas URLs listados com conteúdo de boa qualidade presentes, por isso ficou muito mais claro o que deve ser indexado e qual conteúdo é mais importante no site.

Anúncios Agressivos

A publicidade paga é a forma que muitos blogueiros usam para monetizar o site, assim sendo, reduzir a quantidade de publicidade não é grande opção.

No entanto, se abusar da quantidade de publicidade, ela poderá se tornar ineficaz e não vai aumentar as visitas, podendo mesmo até mesmo prejudicar seu desempenho geral, afetando seu tráfego, conversões e, portanto, menos dinheiro para o negócio.

O equilíbrio é a chave e nas últimas atualizações da Google, sites com excesso de publicidade têm sido penalizados.

Estrutura da página

Um problema que vemos regularmente em blogs e sites em geral é que as tags no header são usadas para estilização em vez de estrutura.

As tags H1, H2 e H3 devem ser usadas para ilustrar claramente a estrutura de sua página, para que o Google possa mapeá-la para as frases que esperaria ver mencionadas no tópico abordado.

Links internos

Temos trabalhado e focado bastante a nível de links e nesse sentido identificámos vários pontos que devem ser corrigidos para otimização dos nossos resultados. Alguns deles foram:

  • Corrigir os links internos que estavam vinculados a páginas quebradas;
  • Corrigir links internos que levavam nossos usuários para redirecionamentos, passamos a apontar os links diretamente para o destino correto;
  • Fomos adicionando mais links para páginas importantes em todo o site. Esta ação foi uma das fundamentais para melhoria de resultados.

Resumo

Há outros elementos envolvidos para otimizações, mas os que descrevemos acima foram os principais problemas que estavam causando problemas significativos de desempenho.

É difícil encontrar problemas de SEO técnico, mas, se você der a devida atenção à ampla variedade de problemas que podem afetar seu site, você verá um aumento das visitas.

A teoria dos ganhos marginais certamente se aplica aqui, e nós aconselhamos qualquer blogueiro que esteja bem estabelecido a prestar muita atenção a esse tipo de problema.

Ainda não implementamos todas as recomendações que estamos sugerindo, mas este é o foco principal a seguir para ajudar a acelerar ainda mais o progresso.

Se você é um blogueiro com muitos conteúdos e links excelentes mas ainda não prestou atenção ao seu SEO técnico, faça isso agora!

Se certifique que não está deixando uma quantidade significativa de tráfego na mesa – você pode estar com um enorme potencial de crescimento. Hora de entrar em ação.