Conheça os benefícios em usar a geolocalização no marketing

Geolocalização Marketing

Conheça os benefícios em usar a geolocalização no marketing

Com a presença cada vez mais constante da internet no dia a dia das pessoas, novas estratégias de divulgação têm surgido para conseguir se destacar frente a concorrência. Uma das mais interessantes e que traz bons resultados é o uso da geolocalização no marketing.

Por meio dessa metodologia, é possível melhorar a segmentação dos anúncios da empresa — de modo a deixá-los mais certeiros — e potencializar os resultados. Além disso, ao usar o GPS presente nos smartphones, o uso correto da estratégia de geolocalização pode oferecer uma oferta ao possível cliente no momento e local mais propício para fechar negócio.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa estratégia que está mudando a forma de fazer marketing. Vamos lá?

O que é e como funciona a geolocalização no marketing?

De maneira bem simples, a geolocalização é uma tecnologia que determina o local exato de um objeto em um sistema de coordenadas. Para isso, utiliza-se o GPS e outros dispositivos — como o sinal das antenas de telefonia móvel e os pontos de acesso wi-fi — para determinar a posição que esse elemento se encontra.

Muito utilizada para ajudar as pessoas a se locomoverem, atualmente existe um grande potencial de usar essa tecnologia no marketing. Como está cada vez mais difícil ter a atenção do consumidor, imagine o quanto pode ser atrativo enviar uma oferta irresistível para aquele cliente que se encontra próximo a um estabelecimento.

Isso é a essência da geolocalização no marketing, pois consiste basicamente em enviar uma mensagem relevante em um momento e local apropriados. Com isso, a empresa promove uma forma diferenciada de se relacionar com os seus consumidores, o que permite fidelizar clientes, melhorar a aceitação da marca e aumentar o número de vendas.

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Como essa tecnologia pode ser usada no marketing?

Existem várias formas de utilizar a geolocalização em uma estratégia de marketing. A mais comum é conseguir fazer uma oferta para possíveis consumidores que se encontram a uma determinada distância do ponto de venda da empresa. Para isso, envia-se mensagens diretas para a pessoa ou investe-se em campanhas segmentadas por região, para que apenas as pessoas que estejam próximas ao local vejam os anúncios.

Além disso, é possível incentivar o cliente a compartilhar sua presença no estabelecimento em suas redes sociais. Isso pode ser feito de várias formas, desde a liberação do sinal de wi-fi após fazer o check-in, até a entrega de brindes e descontos por publicar uma fotografia utilizando a localização atual.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Uma das maiores vantagens de utilizar a geolocalização no marketing é a possibilidade de conseguir segmentar corretamente o público-alvo. Mesmo que a empresa tenha um modelo de negócio digital, é possível obter diversas informações sobre o cliente que possibilitarão o aumento das vendas.

Assim, além de melhorar a realização das campanhas segmentadas, aplicar essa estratégia permite a empresa entender os gostos e as necessidades de seu público-alvo. Com isso, é possível aperfeiçoar o modelo de negócio, de modo a oferecer uma melhor experiência e reduzir custos.

Por final, a geolocalização permite um planejamento mais eficiente das campanhas de marketing, o que proporciona embasamento na tomada de decisão. Dessa forma, ao utilizar as informações obtidas por essa estratégia, é possível atender as necessidades da empresa e dos consumidores, o que melhora a performance das campanhas.

Como é possível perceber, o uso da geolocalização no marketing traz diversos benefícios, pois melhora a segmentação das campanhas, além de dar embasamento para aprimorar a aproximação da empresa ao cliente.

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