Confira 4 canais de comunicação com o cliente essenciais para a sua empresa

Canais de Comunicação

Confira 4 canais de comunicação com o cliente essenciais para a sua empresa

A boa comunicação é essencial às empresas, pois garante o melhor relacionamento com o público-alvo e gera retorno sobre investimento. Portanto, é preciso integrar ótimos canais de comunicação com o cliente.

Porém, há uma grande quantidade de meios que podem ser usados. Do tradicional telefone fixo até modernos sistemas de notificação por meio de push. O meio ideal varia de acordo com o público-alvo e outros fatores.

Nos próximos tópicos, nos dedicamos a explicar 4 canais de comunicação com o cliente que são essenciais à empresa. Desse modo, você pode fazer a melhor escolha. Então, continue a leitura com atenção!

1. E-mail corporativo

O e-mail é um dos canais mais conhecidos, tradicionais e acessíveis. A vantagem é que existem poucos custos envolvidos e a maioria dos clientes já sabe como usar esse canal, o que agrega facilidade à organização.

O interessante é que o e-mail serve como um canal misto, no qual a empresa vai até o cliente (oferecendo promoções, novidades ou recomendações) e o próprio consumidor contata a empresa para fazer perguntas ou sugestões.

Mas é preciso ter cuidado para não deixar o e-mail muito parado. Se o cliente envia um e-mail, não adianta respondê-lo só dois ou três dias depois. É preciso responder no mesmo dia, com alguns minutos de diferença.

2. Chat online

Outro canal interessante é o chat online. Nesse caso, o cliente pode conversar de modo instantâneo com a organização, por meio de um chat presente no site institucional ou nas redes sociais da empresa.

Alguns sites contam com atendentes físicos e outros com Inteligência Artificial (ao menos para eliminar as dúvidas mais simples). Mas que fique claro: por meio desse canal, o cliente espera uma interação mais ágil.

3. Serviço de atendimento ao cliente (SAC)

Quem não conhece o SAC, não é mesmo? É um serviço muito importante e que, infelizmente, por conta de empresas que deixam a desejar, muitas vezes apresenta uma reputação de baixa qualidade no mercado.

Mas você pode criar um SAC que dê certo. Separe alguns telefones para atender ao cliente, busque solucionar as dúvidas ou sugestões o mais rápido possível e pense na experiência do cliente em cada ponto de contato.

Uma ferramenta moderna e que pode aperfeiçoar o SAC é o WhatsApp. Algumas empresas já apostam nessa ferramenta para aumentar a acessibilidade do cliente e o êxito com o serviço de atendimento da empresa.

4. Notificações Push

Chamada de web push notification, representa um importante canal de comunicação e engajamento dos clientes. Em resumo, são mensagens curtas enviadas aos clientes (mesmo os anônimos) por meio do web site.

Há uma série de vantagens relacionadas às notificações push, como o engajamento em tempo real e a taxa de cliques acima da média. Assim, a empresa pode estimular determinadas ações com alto retorno sobre o investimento (ROI).

Agora você já sabe quais são os melhores canais de comunicação com o cliente. Lembre-se que a ótima comunicação está no centro das empresas duradouras e bem-sucedidas, capazes de criar uma boa relação com o cliente.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite agora para entender mais sobre os benefícios do uso das notificações por push! Boa leitura!

Notificações Push