Jornada de compra: como otimizar as chances de sucesso!

jornada de compra

Jornada de compra: como otimizar as chances de sucesso!

Entender o seu público e conhecer o seu mercado é fundamental para aumentar os resultados e a rentabilidade do seu negócio. O estudo da jornada de compra veio, justamente, para auxiliar os empresários e aumentar a expectativa dentro das empresas.

Quer entender mais sobre a jornada de compra e como ela pode ajudar sua empresa? Continue a leitura do artigo!

O que é jornada de compra do cliente?

A jornada de compra nada mais é que o caminho pelo qual o cliente passa até chegar ao momento da compra propriamente dita.

São etapas em que o usuário percorre, dentro da sua empresa, desde o momento em que ele descobre uma necessidade até a hora em que finalmente fecha o negócio.

Entender a jornada de compra ajuda a compreender, também, como o seu cliente se comporta, quais são suas dúvidas, quais são suas necessidades para que, a partir daí, você possa traçar as melhores estratégias de marketing.

Quais são as etapas da jornada de compra?

A jornada de compra do cliente se divide em algumas etapas. Cada uma delas necessita de atenção, pois são fundamentais para que a compra seja bem feita, e a satisfação do consumidor garantida. Veja a seguir.

Descoberta

Na etapa de descoberta, o usuário descobre que tem uma necessidade ou problema para dar atenção. É a primeira etapa da jornada de compra do cliente.

Consideração

No processo de consideração, o usuário está buscando por soluções possíveis para o seu problema, e é a fase em que ele consegue identificar quais são as melhores opções para resolvê-los.

Decisão

A decisão é a etapa em que, tendo em mãos todas as possibilidades de investimento, o cliente decide qual das empresas tem as melhores soluções para as suas necessidades.

Pós-venda

O processo de pós-venda é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e mantê-los fiéis. Essa estratégia ajuda a aumentar a rentabilidade da empresa.

Como otimizar o sucesso em cada etapa?

Como mencionamos, existem quatro etapas no processo de jornada de compra. Para que a sua empresa seja bem-sucedida em cada uma delas, é preciso seguir os seguintes passos.

Estudo de personas

O primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia ao longo da jornada de compra é o estudo de personas.

Nesse estudo, você deve levantar quais são os perfis de clientes ideais para o seu negócio, quais são suas maiores necessidades, desafios e objetivos e, com base nisso, planejar como sua empresa pode ajudar cada um deles.

Segmentação eficiente

Uma segmentação eficiente também é fundamental. Além de conhecer as personas, é preciso que você seja capaz de segmentar seus leads de acordo com o momento em que cada um deles se encontra durante a jornada, garantindo uma comunicação mais certeira e eficaz com o seu público.

Foco na experiência do usuário

A experiência do usuário é importante. Mesmo que todo o seu processo esteja bem definido, é preciso focar na experiência dos clientes.

Por isso, atente para a frequência com que você envia e-mails para os seus clientes, a linguagem utilizada etc.

Acompanhamento de resultados

Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar os resultados de cada etapa. Essa estratégia ajuda a identificar os pontos de possível melhora em cada uma delas, mostrando o que foi bem-sucedido e quais aspectos precisam ser melhorados.

Conhecer a jornada de compra é fundamental para aumentar a rentabilidade da sua empresa e aproximar-se um pouco mais, a cada mês, dos seus objetivos de marketing.

Quer aprender um pouco mais sobre como aplicar estratégias de forma eficaz na sua empresa? Então, continue aprofundando sua leitura e entenda como fazer seu site vender mais com a automação de marketing!

Resultado PushPowered by Rock Convert