Notificação Push: como usar emojis pode ajudar nessa estratégia?

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Notificação Push: como usar emojis pode ajudar nessa estratégia?

Você com certeza sabe o que é notificação push, mesmo não conhecendo o termo. Desde a ascensão dos smartphones e tablets como meios de comunicação chaves na era informacional, ela tem sido muito utilizada e com excelentes resultados.

Há alguns anos, a notificação push também passou a ser aplicada pelos sites nas plataformas desktop e fixas como forma de marketing direcionado. A experiência foi um sucesso e tem sido replicada e se tornado bastante comum e, por isso mesmo, tornou-se importante criar estratégias diferenciais que chamem a atenção, como o uso de emojis.

Mas afinal, o que é notificação push e como usá-la em seu site ou app com sucesso? Descubra na continuação do nosso artigo!

O que é notificação push?

A notificação push é um aviso gerado em pop-up no smartphone, usado para comunicar ao usuário qualquer mensagem, alteração ou novidade. Ou seja, quando o seu app deixa uma notificação que aparece como um ícone na parte superior ou como um banner na tela inicial, você está recebendo uma notificação push.

Hoje, é cada vez mais comum os sites solicitarem permissão para o envio de notificações push no desktop. Esse recurso, que pode ser inserido dentro da criação do site e também gerenciado por programas próprios, tem se mostrado um grande aliado para gerar alcance, engajamento e visitação.

Em geral, essa notificação push trabalha em segundo plano e será um pop-up que surge no canto inferior direito do computador. Muito comum em sites de notícias, pode ser usado em diversos outros tipos de negócios, desde que atente para alguns aspectos essenciais de boas práticas.

Quais boas práticas para usá-la?

Agora que sabe o que é notificação push, cabe usá-la como uma excelente forma de manter o engajamento dos seus potenciais consumidores. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não fazer com que essa prática acabe se virando contra sua empresa.

Afinal, faz parte do comportamento do consumidor, quando o conteúdo não tem relevância, é chato, traz pouca informação e recebe muitos, desmarcar o campo de assinatura das notificações e passar para a concorrência. O ideal é pensar sua estratégia de notificação push levando em consideração as melhores práticas.

Relevância

O conteúdo enviado por notificação push deve ser relevante e atrativo. Isso significa que ele deve chamar a atenção, ter informação e servir ao propósito de conseguir capturar o usuário. A relevância é um critério muito importante, visto que é a partir dela que se conquista a conversão.

Simplicidade

A mensagem enviada via notificação push deve ser direta e imediatamente compreensível. A simplicidade, nesse caso, não significa que seja simplória. Ela deve ser curta, preferencialmente sem ultrapassar 200 caracteres e deve entregar o conteúdo de forma prática e de fácil entendimento.

Direcionamento

Para ter sucesso e maior taxa de engajamento com a notificação push, é preciso ter um direcionamento para o público-alvo, com uma linguagem adequada, uso de informações que atraiam a audiência e gerem interesse.

Frequência

É preciso tomar especial cuidado com a frequência de envio. Esse é um dos pontos mais discutidos quando se fala em estratégia de notificação push. A realidade é que não há uma fórmula e vai depender da natureza do seu negócio, da época do ano, do público-alvo e da capacidade de criar engajamento. No entanto, é consenso a necessidade de pensar sobre isso dentro da estruturação da campanha.

Por que usar emojis nas notificações?

Os emojis ajudam muito na comunicação e podem transparecer para o público-alvo diversos sentimentos, sensações, causar empatia ou simplesmente serem engraçados. Tudo isso ajuda bastante a criar um diferencial da estratégia, o que torna seu negócio mais interessante dentro da concorrência.

Assim sendo, usar os emojis pode ser uma excelente ideia na hora de estruturar suas mensagens, pois tanto facilita na comunicação como gera retorno, ou seja, aumenta as conversões de cliques.

Agora que você sabe o que é notificação push e as melhores práticas para fazer uso dessa excelente estratégia de notificação, pode começar a pensar em como essa forma de comunicação poderá auxiliar o seu negócio!

Para isso, confira um dos nossos casos de sucesso, em nosso artigo “O impacto do Pushnews no Torcedores.Com