Success fee: entenda o que é e como usar essa estratégia na empresa

Success Fee

Success fee: entenda o que é e como usar essa estratégia na empresa

Nas empresas, para encontrar os melhores modelos, são testadas diversas formas de remuneração. O formato escolhido precisa não só trazer benefícios para ambos os lados, como também estimular a produtividade e deixar os funcionários muito motivados.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar o success fee, uma forma de remuneração diferenciada que ainda não é muito conhecida, mas que promete trazer diversos benefícios para as empresas e profissionais responsáveis.

Ainda não sabe como fazer as remunerações dentro da sua empresa? Quer conhecer uma nova forma de trabalhar? Continue a leitura!

O que é success fee?

Imagine que você é uma agência de comunicação e está prestando serviço para um cliente. Normalmente, a remuneração da agência é realizada com um fee mensal, uma forma de remuneração engessada que não possui variação mês a mês.

Com o success fee, você possuirá um fee mensal, e uma variável que irá subir de acordo com o desempenho do projeto realizado ou de algum serviço implementado ao cliente.

Nessa forma de remuneração, é preciso alinhar os objetivos de todas as partes envolvidas, garantindo quais são as responsabilidades de cada parte, quais metas precisam ser acompanhadas e, com isso, aumentar os resultados à longo prazo.

Como o success fee funciona?

O success fee está diretamente ligado ao sucesso do negócio. Apesar disso, vale a pena esclarecer que não se trata exclusivamente dos resultados: é preciso manter um valor base, que está diretamente relacionado com o atendimento ao cliente.

A partir desse valor, o que é adicionado está relacionado ao sucesso da sua estratégia para o alcance dos objetivos do cliente.

Nesse modelo, o success fee pode ser calculado de diversas formas, dentre elas:

  • o volume de oportunidades de negócios conquistado por cada profissional;
  • a taxa de conversão de oportunidades em vendas reais;
  • os resultados alcançados, através de vendas ou outras formas de receita.

Assim, você irá analisar quanto foi vendido, qual foi a meta alinhada entre empresas e prestadores de serviço e, cumprindo-se a meta, é hora de fazer o adicional previsto para complementar o pagamento dos profissionais parceiros envolvidos no trabalho.

Quais são os benefícios do success fee?

Sem dúvidas, a estratégia ajuda a reduzir os custos. Quando trabalhamos com um fee mensal, é comum termos um investimento que nem sempre se paga. Afinal, alguns meses podem trazer lucros interessantes, e outros não.

Trabalhando o success fee, com exceção do fee base de prestação de serviço, o valor pago irá variar de acordo com a performance, estando diretamente relacionado à meta a ser alcançada.

Além disso, temos o aumento das vendas. As vendas aumentam porque, certamente, as agências e empresas envolvidas no processo estarão muito mais empenhadas em aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Dessa forma, a quantidade de novas oportunidades chegando na sua empresa e a taxa de conversão possivelmente irão aumentar, aumentando a lucratividade e, por consequência, o success fee da empresa parceira.

Esse aumento da produtividade trará benefícios para todas as partes envolvidas.

Como implementar o success fee na empresa?

Supondo que você seja uma agência e quer começar a utilizar essa forma de remuneração. Para implementar o success fee dentro da sua empresa, é preciso analisar alguns pontos importantes:

  • Qual é o custo de aquisição de clientes e LTV da empresa que está contratando a sua agência?;
  • Como funciona o modelo de remuneração atual do cliente?;
  • Quais são as metas e objetivo desse projeto?;
  • Como são as conversões dessa empresa na internet? Existem registros?;
  • Quanto você precisa, como fee mínimo mensal, para atender essa empresa?

Tendo essas informações em mãos, é hora de estruturar uma proposta para o cliente, apresentando os benefícios desse modelo de remuneração e definindo qual será a métrica analisada: geração de oportunidades, conversão em vendas ou outra variável, que estará de acordo com os objetivos da empresa.

Apesar de ser uma forma diferenciada de remuneração, o uso do sucess fee se torna interessante para empresas prestadoras de serviço, sobretudo de marketing e comunicação, pois são negócios que trabalham com o foco em números e resultados.

Essa transparência auxilia não só na prestação de contas, como também na construção de um relacionamento de confiança com os clientes.

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